terça-feira, 14 de julho de 2009

ANABOLIZANTES EM SUPLEMENTOS ESPORTIVOS


Um alerta para quem faz uso constante de suplementos esportivos. Um levantamento da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, realizado com base na análise de 111 amostras no Instituto Adolfo Lutz, detectou que 25% dos suplementos para atletas camuflam presença de anabolizantes, ou seja, um em cada quatro suplementos vendidos para praticantes de atividade física possui em sua fórmula esteróides anabolizantes não declarados no rótulo. Dos produtos, 85,6% não apresentavam qualquer informação de procedência, das demais amostras, 5,4% eram nacionais e 9%, importadas.

A presença de substâncias proibidas em suplementos alimentares revela o perigo da ingestão descontrolada dos mesmos por atletas e praticantes de atividades físicas. Todos os produtos que prometem resultados milagrosos, seja para a perda de peso, para o ganho de massa muscular ou para melhorar o rendimento, devem ser olhados com desconfiança.

Vale lembrar que os anabolizantes, quando tomados sem orientação médica, podem causar inúmeros efeitos negativos no organismo, como acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, dor de cabeça, aumento de colesterol ruim, problemas cardíacos, crescimento indevido de pêlos, engrossamento da voz e distúrbios testiculares e menstruais.

Fonte: Secretaria da Saúde - SP

Um comentário:

clara andrade disse...

por favor vc sabe onde consigo fazer , atraves de metodo computadorizado , o exame de CDOF ?? em caxias ????moro na Feliz , e aqui n tem este equipamento ,,aguardo teu contato obg , claraandrade2010@hotmail.com