sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SUCO DE BETERRABA PODE AUMENTAR RESISTÊNCIA A EXERCÍCIOS



Segundo estudo recente da Universidade de Exeter, no Reino Unido, o suco de beterraba pode aumentar a resistência e ajudar as pessoas a se exercitarem por 16% mais tempo.

Publicado no Journal of Applied Physiology, o estudo é o primeiro a mostrar como o nitrato contido na bebida leva à redução no consumo de oxigênio – em uma extensão que não pode ser alcançada por nenhum outro meio conhecido – fazendo com que o exercício seja menos cansativo. De acordo com os autores, os resultados podem ser de interesse não só de atletas de resistência, mas também de idosos e de pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas.

O estudo avaliou oito homens com idades entre 19 e 38 anos, os quais ingeriram 500 ml diários de suco de beterraba orgânica durante seis dias seguidos, antes de completar uma série de testes de ciclismo. Em outra ocasião, eles ingeriram um placebo de suco concentrado de cassis pelo mesmo período e tiveram de realizar a mesma rotina de exercícios.

Após beber o suco de beterraba, o grupo conseguiu pedalar uma média de 11,25 minutos, 92 segundos a mais do que quando tomaram o placebo. Isso representa uma redução de aproximadamente 2% no tempo levado para percorrer uma determinada distância. A ingestão do suco de beterraba também fez com que o grupo apresentasse pressão arterial mais baixa durante o período de repouso.

Os pesquisadores ainda não tem certeza dos mecanismos exatos que fazem com que o nitrato do suco aumente a resistência. Mas eles acreditam que isso pode ser um resultado da transformação do nitrato em óxido nítrico no corpo, reduzindo o consumo de oxigênio no exercício. Os especialistas destacam que mais estudos devem ser feitos para entender melhor esses efeitos.


Fonte: University of Exeter

Nenhum comentário: