terça-feira, 19 de maio de 2009

A NUTRIÇÃO E O ESPORTE


A nutrição é um dos aspectos que pode melhorar o desempenho de atletas. Quando bem planejada, ela pode reduzir a fadiga e as lesões, além de aumentar os depósitos de energia para as competições

Dependendo das características do atleta, como hereditariedade, sexo, idade, peso, composição corporal, condição física, fase de treinamento e a freqüência, intensidade e duração das sessões de exercícios físicos, o esportista irá precisar de maiores ou menores quantidades calóricas e de nutrientes.

O desequilíbrio freqüente entre a quantidade de calorias que o atleta ingere e o quanto ele gasta pode provocar mudanças na composição corporal, podendo prejudicar ou não a saúde e o desempenho dele. Com a baixa ingestão de calorias, por exemplo, a gordura e a massa magra do corpo são utilizadas como energia para a atividade física, o que diminui o teor muscular, e consequentemente, a força e a resistência do atleta. Se essa baixa entrada de calorias ocorre por um período prolongado, haverá falta de nutrientes, particularmente vitaminas e minerais.

Nenhum comentário: